Muitas pessoas falam tanto de energia limpa, mas na pratica o que significa?
Energia limpa é aquela retirada de fontes renováveis de energia que não geram substâncias poluentes ao meio ambiente como produto final do processo de retirada da energia. Como exemplos têm a energia solar, a energia eólica, a marítima e as bio energias.
Biogás
Transformação de excrementos animais e lixo orgânico, em uma mistura gasosa, que substitui o gás de cozinha, derivado do petróleo.
Biodigestor anaeróbico é um equipamento usado para a produção de biogás, uma mistura de gases, principalmente metano, produzida por bactérias que digerem matéria orgânica em condições anaeróbicas, um biodigestor nada mais é que um reator químico em que as reações químicas têm origem biológica.
O biogás pode ser usado como combustível em substituição do gás natural ou do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), ambos extraídos de reservas minerais. O biogás pode ser utilizado para cozinhar em residências. Pode também ser utilizado na produção rural como, por exemplo, no aquecimento de instalações para animais muito sensíveis ao frio ou no aquecimento de estufas de produção vegetal. Pode ser usado também na geração de energia elétrica, com o uso de geradores elétricos acoplados a motores de explosão adaptados ao consumo de gás. A única desvantagem é que o gás é difícil de ser armazenado.
Equivalência aproximada de energética de um 1 m³ de biogás equivale energeticamente a:
· 1,5m gás de cozinha;
· 0,52 a 0,6 litros de gasolina;
· 0,9 litros de ácool;
· 1,43 kWh de eletricidade;
· 2,7 kg de lenha (madeira queimada).
Biocombustíeveis
Geração de etanol e biodiesel para veículos automotores a partir de produtos agrícolas (como semente de mamona e cana-de-açúcar) e cascas, galhos e folhas de árvores,que sofrem processos físico-químicos. O Brasil está entre os maiores produtores mundiais.
Biodiesel refere-se a combustível diesel baseado em óleo vegetal ou gordura animal. É um combustível renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de lipídios, óleos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador.
O biodiesel é feito para ser usado em motores diesel padrão e, portanto, distinto dos óleos vegetais e resíduos usado para motores a combustível diesel convertidos e substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel automotivos como os de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc., ou estacionários como geradores de eletricidade. Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções.
Misturas:
· Biodiesel a 100% é referido como B100, enquanto,
· Biodiesel a 20% é rotulado B20,
· Biodiesel a 5% é rotulado B5,
· Biodiesel a 2% é rotulado B2.
Fontes:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080901080028AAIDvo3
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/conteudo_448632.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodigestor_anaer%C3%B3bico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiesel3
http://curiofisica.com.br/tag/curiosidade/
Postado por: Emanuel Zappani
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/conteudo_448632.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodigestor_anaer%C3%B3bico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiesel3
http://curiofisica.com.br/tag/curiosidade/
Postado por: Emanuel Zappani
Nenhum comentário:
Postar um comentário