domingo, 1 de agosto de 2010

Energia Geotérmica


Pode-se dizer que a energia geotérmica é uma das mais antigas, existe desde que o nosso planeta foi criado e provem do calor que sai da Terra.
Abaixo da crosta terrestre, ou seja, a camada superior do manto é constituída por uma rocha líquida, o magma. Por vezes, o magma quebra a crosta terrestre chegando à superfície, originando assim um vulcão, e o magma passa a chamar-se lava. Em cada 100 metros de profundidade a temperatura aumenta 3°C.
A água contida nos reservatórios subterrâneos pode aquecer ou até mesmo ferver quando contacta a rocha quente. A água chega a atingir até 148°C. Há locais denominados furnas em que a água quente sobe até a superfície terrestre, está é utilizada para aquecer piscinas no inverno, casas, prédios e até para gerar eletricidade.
Em alguns locais do planeta, existe tanto vapor e água quente que é possível produzir energia elétrica. Abrem-se buracos fundos no chão até chegar aos reservatórios de água e vapor, estes são drenados até á superfície por meio de tubos e canos apropriados. Através destes tubos o vapor é conduzido até á central elétrica geotérmica. Tal como numa central elétrica normal, o vapor faz girar as lâminas da turbina como uma ventoinha. A energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica através do gerador. A diferença destas centrais elétricas é que não é necessário queimar um combustível para produzir eletricidade.
Após passar pela turbina o vapor é conduzido para um tanque onde vai ser arrefecido. O fumo branco que se vê na figura é o vapor a transformar-se novamente em água no processo de arrefecimento. A água é de novo canalizada para o reservatório onde será naturalmente aquecida pelas rochas quentes.
Fontes: http://www.abcdaenergia.com/enervivas/cap04.htm
http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/geoter/geoter.html
Postado por: Brenda Leidens

Nenhum comentário:

Postar um comentário