quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pré-Sal

 O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo. Chama-se de pré-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal, que em certas áreas da costa chega a atingir espessuras de até 2.000m.  O termo pré é utilizado expressa, ao longo do tempo, que essas rochas foram sendo depositadas antes da camada de sal. A profundidade total dessas rochas, que é a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal, estima-se que alcance cerca de 7 mil metros.
A Petrobras é a empresa responsável pelas maiores descobertas sobre petróleo no Brasil, e também por essa camada pré-sal localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde se encontrou grandes volumes de óleo leve. Na Bacia de Santos, por exemplo, o óleo já identificado no pré-sal tem uma densidade de 28,5º API, baixa acidez e também baixo teor de enxofre. São características de um petróleo de alta qualidade e maior valor de mercado.
 Os primeiros resultados financeiros do pré-sal brasileiro apontam para volumes muito expressivos. Para se ter uma ideia, só a acumulação de Tupi, na Bacia de Santos, tem volumes recuperáveis estimados entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente (óleo mais gás). Já o poço de Guará, também na Bacia de Santos, tem volumes de 1,1 a 2 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural, com densidade em torno de 30º API.

 Neste caso, as descobertas do pré-sal no Brasil são economicamente viáveis?
Com base no resultado dos poços até agora perfurados e testados, não há dúvida sobre a viabilidade técnica e econômica do desenvolvimento comercial das acumulações descobertas. Os estudos técnicos já feitos para o desenvolvimento do pré-sal permitem garantir o sucesso dessa empreitada. 
Então, com tudo isso, concluímos que o pré-sal trará grandes contribuições ao Brasil. Diante desse grande crescimento que está visível aos olhos de todos, tanto no pré-sal quanto nas demais áreas onde ela já opera, a Petrobras aumentou substancialmente os recursos programados em seu Plano de Negócios. São investimentos robustos, que garantirão a execução de uma das mais consistentes carteiras de projetos da indústria do petróleo no mundo. Serão novas plataformas de produção, mais de uma centena de embarcações de apoio, além da maior frota de sondas de perfuração a entrar em atividade nos próximos anos. 
A Petrobras tomara frente dessas construções e está totalmente preparada para desenvolver a área do pré-sal. Ela está direcionando grande parte de seus esforços para a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico que garantirão, nos próximos anos, a produção dessa nova fronteira exploratória. 

Postado por: Brenda Leidens

Nenhum comentário:

Postar um comentário