sábado, 17 de julho de 2010

Energia Eólica

Como o próprio nome já diz energia eólica é aquela produzida pela transformação da energia cinética em energia elétrica. O vento constitui uma imensa fonte de energia natural.
Atualmente a energia eólica é muito usada no mundo. Nos últimos anos vem evoluindo cada vez mais, mostrando-se uma fonte geradora de grande importância para o Brasil. 
A energia eólica é uma energia renovável e de baixo impacto ambiental por não ter emissões de gás, nem utilizar bens naturais como à água. Sua ocupação no solo também é relativamente pouca, o equipamento preenche 1% da área da usina eólica, e o restante pode ser ocupado para a lavoura ou pastagem, sem prejudicar as plantas ou animais. Uma habitação humana pode se localizar a uma distância de 400 metros sem causar transtornos sonoros.
Um aerogerador é um gerador elétrico movido por uma hélice, que por sua vez é movida pela força do vento. A hélice pode ser vista como um motor cujo único combustível é o vento.
A quantidade de energia gerada pelo vento varia de acordo com as estações e o horário do dia. A topografia e a rugosidade do solo também têm grandes influencias na distribuição de freqüência de velocidade do vento em um único local, como também dependem as características do desempenho, altura de operação e espaço horizontal dos sistemas de conversão instalados para considerarmos a quantidade de energia eólica extraível de certo aerogerador.
As turbinas são, em princípio, instrumentos razoavelmente simples. O gerador é ligado através de um conjunto acionador a um rotor constituído de um cabo e duas ou três pás. O vento aciona o rotor fazendo girar o gerador que produz eletricidade. Já existem máquinas com protótipos de 4.500 kW de potência e 100m de diâmetro e 120m de torre, quando essas se tornarem viáveis, uma única turbina será capaz de sustentar 21 mil consumidores residenciais.
A qualidade de energia depende fundamentalmente do tipo de gerador utilizado (assíncrono ou síncrono) e a sua regulação. Se a rede elétrica onde a usina é conectada, for forte, a variação de tensão da energia será pouco percebida. Ao contrario, se a rede for fraca, está variação poderá ocasionar forte flutuação de tensão da energia elétrica ao longo da rede.
A energia anual gerada por uma turbina de 600kW evita, em média, a emissão de 1200 toneladas de CO2 por ano, que seria gerada por um central diesel elétrica.
A energia produzida por uma turbina eólica durante sua vida útil, que é de 20 anos, é oito vezes maior que a quantidade de energia usada para construí-la, mantê-la, opera-la, desmonta-la e recupera-la totalmente.
A energia eólica é uma das primeiras formas de energia que se tem conhecimento, empregado para barcos a vela. Em terra, os primeiros moinhos de vento talvez tenham aparecido da Pérsia por volta de 700 d.C.. No fim da idade média também foi muito usada pelos navegadores e pelos holandeses para drenar regiões alagadas. Porém seu maior aproveitamento veio na segunda metade do século XX, por ser considerada uma fonte alternativa de energia, ganhando destaque por não afetar o meio ambiente.
No Brasil uma das primeiras usinas a entrar em operação comercial, foi a de Fernando de Noronha, e hoje já temos varias em operação, principalmente no Estado do Ceará.
Os maiores aproveitamentos dessa fonte de energia se localizam nas regiões litorâneas, devido ao maior potencial e regularidade do vento.
A Petrobras investiu em três parques eólicos: o primeiro em Macau, no Rio Grande do Norte, com capacidade de produzir 1,8 MW, e dois nos estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, com capacidade entre 3 mW e 4 mW cada.
Um dos maiores problemas deste sistema de produção elétrica é que o vento não sopra com intensidade igual por todo o ano, sendo mais intenso no verão e menos no inverno. Outra dificuldade é o vento precisar atingir 20 km/hora para girar a turbina em velocidade suficiente.

Fontes: 
www.fcmc.es.gov.br/download/Energia_meioambiente.pdf
http://www.fcmc.es.gov.br/download/Energia_meioambiente.pdf
www.abcdaenergia.com/enervivas/cap10.htm
www.portalsaofrancisco.com.br/.../meio-ambiente-energia-eolica/
Postado por: Luiza Aline Cossul

Nenhum comentário:

Postar um comentário