As ondas e formam a partir da ação dos ventos sobre a superfície do mar. Uma vez formadas, elas viajam pelo alto - mar até encontrar as águas comparativamente mais rasas, próximas a terra. Nesse encontro, a base das ondas começa a sofrer certa resistência. Isso faz aumentar sua altura. À medida que o fundo se torna mais raso, a crista da onda, que não está sujeita a essa resistência, tende a prosseguir com maior velocidade. Vale lembrar que quanto mais rochoso o fundo do mar, mais alta será a onda.
Também conhecida como energia da marola, a energia das marés é a energia cinética (movimento) da água do mar, provocada pela subida e descida das marés. Existem por dia duas marés-altas e duas marés-baixas. Estas marés são o resultado do movimento da Lua em torno da Terra e sofrem também a influencia do movimento da Terra em torno do Sol.
Este tipo de energia é utilizado em alguns países para gerar eletricidade, tais como: França (onde se localiza a pioneira La Rance), Japão e Inglaterra. Na França,1967, fora construída a primeira central mareomotriz, ligada à rede nacional de transmissão. Uma barragem de 750 metros de comprimento, equipada com 24 turbinas, fecha a foz do rio Rance, na Bretanha, noroeste da França. Com a potência de 240 megawatts (MW), ou 240 mil quilowatts (kW), suficiente para a demanda de uma cidade com 200 mil habitantes.
Esta energia é obtida através de barragens construídas em áreas costeiras "afetadas" por marés. As barragens bloqueiam e controlam o movimento das marés, que vão acionar turbinas especiais, que retêm a água que entra na maré-alta, libertando-a mais tarde, na maré baixa.
Vantagens e desvantagens:
As principais vantagens deste tipo de energia é o fato de ser uma energia renovável, sendo assim não poluente e causando pouco impacto ambiental.
A desvantagem de utilizar a energia das marés na obtenção de energia é que o fornecimento não ser continuo apresentado assim baixo rendimento.
Fontes: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/energia-das-mares/index.php
http://o-blog-verde.blogs.sapo.pt/3548.html
http://fotos.sapo.pt/yI2ZfPWHT4T7IaI87zA9
Postado por: Brenda Leidens
http://fotos.sapo.pt/yI2ZfPWHT4T7IaI87zA9
Postado por: Brenda Leidens